sábado, julho 08, 2006

FATO VERÍDICO


Esse eu faço questão de desfazer o mistério: aconteceu de verdade comigo! Eu estava na rua esperando o meu ônibus. Eram meia noite e alguma coisa e o ônibus nada de aparecer. Estavam no ponto comigo mais dois amigos. Eles vieram apenas para me fazer companhia. Conversávamos animados e tudo seguia tranquilo, quando surgiu da esquina um bêbado carregando algumas sacolas, andando com dificuldade. Provavelmente era um morador de rua. Ele começou a conversar com a gente. Sabe como é: papo de bêbado... Ele pediu um cigarro, respodemos que não tinhamos nenhum... Ele disse que tinha feito compras no supermercado. Tirou de uma das sacola uma garrafa de pinga e um sabonete. Ele ofereceu um pouco da cachacha que havia comprado. Agradecemos e dissemos que não. Um dos meus amigos não tem a menor paciencia com bêbado e tava se segurando pra não mandar o cara embora, ou ser grosso com ele... De repente, chegaram mais uns dois moleques de rua. Moleques nada, rapazes! Os caras eram maiores que eu! Estavam cheirando a tiner, e conheciam o bêbado. Eles o chamaram pelo nome, e ele os cumprimentou. O bêbado deu para eles um gole de cachaça e eles se foram... Respiramos um pouco mais aliviados, mas o bêbado ainda continuava a falar conosco. Deu um abraço em cada um e fez algo que me deixou com um vazio no peito: pegou uma de suas sacolas e perguntou se estávamos com fome. Disse que ele tinha comida. Mais uma vez agradecemos e dissemos que não. Ele se depediu de nós e foi andando pela rua, se virando de vez em quando para trás e falando com a gente, mas não dava para entender o que ele dizia. Fiquei alguns minutos tocado pelo gesto: "Vocês estão com fome? Tenho comida aqui!". Um mendigo me disse isso... E pensar que talvez só os bêbados se preocupam com os outros, aqueles que mal conhecem...

Um comentário:

Anônimo disse...

Rapha,
adorei a história dos bêbados. Estou começando a acreditar que você tem mesmo um certo ímã para bêbados e loucos. O bom é que você consegue tirar a poesia desta vida. Parabéns!