segunda-feira, outubro 25, 2010

AMANHÃ OU DEPOIS


Ela queria muito pintar um quadro, mas naquela manhã já tinha um compromisso urgente. Ficaria para outra vez.
Passou um dia, uma semana, um mês, quase um ano! Porém, o desejo pela imagem não sumia. Tivera a ideia a partir de uma imagem que vira num sonho: uma pomba sobre a cabeça de um leão. O leão, por sua vez, sobre um edifício ao por-do-sol.
Pintaria no feriado prolongado, estava decidida. Porém, os filhos e o marido requisitaram toda sua atenção, enquanto o feriado lhe escapava por entre os dedos. Quem sabe nas férias...
Um ano, dois anos, dez anos, vinte anos se passaram. A inspiração já tinha ido embora, mas ela permanecia firme no intuito de fazer a pintura. Protelou tanto o quadro que a tela em branco que comprara danificou-se pelo tempo. Sua persistência porém a fez comprar outra tela.
Na semana seguinte, ficaria sozinha em casa durante a semana. O marido já havia falecido e os filhos já criados e com suas próprias famílias estariam ocupados. Além disso, tinha tirado uns dias de folga. Era a ocasião perfeita.
Decidiu fazer um chá de erva doce para ir tomando enquanto pintava. Ligou a televisão na cozinha enquanto esperava a água ferver.
Não acreditou no que seus olhos viam. Uma reportagem passava a respeito de um pintor que era considerado a última revelação dentro das artes, um novo gênio. Posava sorridente para as câmeras ao lado de sua obra prima. O quadro trazia uma pomba sobre a cabeça de um leão. O leão, por sua vez, sobre um edifício ao por-do-sol.

4 comentários:

Laly Cataguases disse...

Ah, o tempo!... Como diz o velho e sábio ditado: nunca deixe pra amanhã o que puder fazer hoje. A gente tem que saber ponderar muito bem esse lance de nos deixar em último lugar em relação aos que amamos. Tem que se ter bom senso e sapiência pra descobrir até em que ponto a gente pode se dar. Tomara que a história dessa promissora pintora continue além do texto do Rapha, e ela se baseie daí pra frente em outros dois ditados: "há males que vêm para o bem" e "Deus fecha uma porta mas abre uma janela". Quem sabe ela consiga criar algo ainda mais fantástico que a inspiração da pomba com o leão, o prédio e o pôr-do-sol! Bjs

Rapha Vieira ou um dos seus alteregos disse...

Laly, meu bem, também estou nessa sua torcida para uma continuação feliz desta história... A propósito, vc sabe fazer euma escultura de uma pomba sobre a cabeça de um leão que está sobre um arranha-céu no por-do-sol? Deve ser uma bela imagem, quem sabe não vira um curta... Vc e seus dons visuais... Bjs!

Natália disse...

Uau... Uma vida para dedicar um tempo a si mesma. Que aprendizado, hein?!

Rapha Vieira ou um dos seus alteregos disse...

Nat, mas a gente aprende assim tb, não é? Bjos!